segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pub: ciclo de cinema "Revolução/revoluções", no Teatro de Vila Real


Foto: Hoje:



No dia em que ficámos a saber que 9/10 dos portugueses com menos de 40 anos desconhecem quem foram os protagonistas do 25 de Abril de 1974, o cinema pode ajudar a conhecer a história.

NATAL 71 
Realização: Margarida Cardoso
1999/M12/52 min
Documentário, Portugal
«Natal 71» é o nome de um disco oferecido aos militares do Ultramar Português nesse mesmo ano. «Cancioneiro do Niassa» é o nome que foi dado a uma cassete áudio, gravada clandestinamente por militares ao longo dos anos de guerra, em Moçambique. Era o tempo em que Portugal era um grande Império Colonial – pelo menos era o que eu lia nos livros de escola – e para que assim continuasse, o meu pai e grande parte da sua geração combateu nessa guerra, que durou treze anos. Hoje, transportamos em silêncio essas memórias ... (Margarida Cardoso)
RTP/Filmes do Tejo

BRANDOS COSTUMES
Realização: Alberto Seixas Santos
1974/M12/75 min
Drama, Portugal
Cenas da vida doméstica duma família da média burguesia, alternadas de atualidades sobre a ascensão, glória e queda do Estado Novo, traçando um paralelo entre a figura do pai tradicional e do ditador Salazar. Os conflitos e as frustrações das filhas (correspondendo a duas gerações) surgem representados dialeticamente, nas suas relações com os progenitores, a avó e a criada. Estes acontecimentos da esfera privada são postos em confronto com os da história coletiva do país ...
CPC 1974


Sem comentários:

Enviar um comentário