terça-feira, 27 de maio de 2014

O professor e o currículo (V)


Apontamentos, texto-síntese sobre Planeamento e concepção de ensinar, de Teresa Leite


7.Ensinar é fazer aprender; não é apresentar de forma sistemática e coerente – pode também sê-lo, mas não exaure o “fazer aprender” – um conjunto de conhecimentos, na expectativa de que sejam apreendidos. A acção de ensinar deve ser entendida em uma acepção dinâmica e processual. Tal acção conhece dois outros momentos fulcrais: a) planeamento; b) avaliação. Assim, acção, planeamento e avaliação constituem-se como três eixos da situação pedagógica, relevando de um processo mais global de análise e reflexão sobre situações pedagógicas: “planeia-se em função de determinados objectivos e tendo em conta determinado contexto; age-se em função desse plano, das interacções estabelecidas em situação e do feedback que se vai recebendo; avalia-se o processo desenvolvido em relação com os resultados e reformula-se a acção” (Leite, 2014).

8.No campo do ensino, definiremos estratégia como “a concepção e planeamento de um conjunto de acções com vista à obtenção ou maximização de um resultado pretendido e sua qualidade” (Roldão, 2009: 60). Quer isto dizer que quando pensamos na organização da sala de aula, as técnicas que iremos utilizar, as actividades a promover estamos a pensar em uma finalidade muito concreta e naqueles (concretos) alunos (específicos…na sua pluralidade), e em um determinado contexto. Mas mais ainda: não basta pensar, na preparação da aula, em uma técnica ou actividade (ou sequência de actividades). É urgente o pormenor, a antecipação, a interpretação que se requer, face ao objectivo a atingir, ao planear-se a actividade (p.ex., não basta pretender-se “produção de trabalho individual”, mas conceber-se o tipo de orientação prévia fornecida pelo professor, tipo de apoio que presta na concretização do trabalho, tipo de feedback face ao processo e ao produto; no caso do aluno, pensar na selecção e relação com o material, na organização do trabalho, na interacção com os outros alunos e com o professor, no modo de produção do trabalho, etc).


Sem comentários:

Enviar um comentário