domingo, 1 de junho de 2014

"O Preço da Copa do Mundo - The Price of the World Cup"





Cheguei a este documentário pela leitura da pág.6, do jornal A Bola, da última sexta-feira, em notícia assinada por Fernando Urbano: "O jornalista dinamarquês Mikkel Keldorf lançou, ontem, no Youtube, um polémico documentário sobre o lado negro do Mundial.
O preço da Copa dá conta da existência de «grupos de extermínio em Fortaleza» [a 5ª cidade mais desigual e a 7ª com mais crime no mundo], tal como o autor assumiu, em entrevista publicada ontem no globo.com: «Esses grupos assassinam crianças de rua. Fazem uma limpeza para o Mundial».
No filme, com duração de 29.12 minutos, o coordenador de um projecto social da capital do estado do Ceará, Manuel Torquato, fala em «carros pretos que passaram por cima» de mendigos e crianças. A pesar de oficialmente não haver dados sobre o assunto, seis entidades fizeram um levantamento e contabilizaram 121 mortes" (...) O produto de cinco meses de trabalho [de Keldorf] pode ser visto agora. Gratuitamente (...) O jornalista de 27 anos garante que apenas recebeu apoio da associação de profissionais da Dinamarca, para os bilhetes de avião (...) Quanto à distribuição, (...) esteve em negociações com várias televisões dinamarquesas, mas escolheu o YouTube para torná-lo «global»". 


Sem comentários:

Enviar um comentário