sábado, 21 de abril de 2018

A história da adolescência


A adolescência será sempre uma construção cultural. O conceito surgiu no final do século XIX, quando o Estado define a escola como obrigatória e o crescimento industrial se acelera
Sabemos que antes dessa época a ideia de adolescência não existia. (...) Em Portugal é provável que a institucionalização da escola primária obrigatória, ocorrida no reinado de D.Maria II (rainha entre 1826 e 1853), tenha contribuído para a definição da adolescência. Criança que dantes iria trabalhar para o campo passou a ir para a escola, criando-se assim um período entre a infância e a idade adulta, afinal a definição de adolescência que tem prevalecido ao longo dos tempos. A industrialização e a ascensão da burguesia, com a correspondente necessidade de instrução imposta a esta nova classe social de modo a evitar a sua marginalização nas cortes europeias, também pode ter tido um papel importante. Se o conceito de adolescência surgiu no século XIX, foi no século passado que ganhou a importância que hoje lhe é conferida.

Daniel Sampaio, Do telemóvel para o mundo - pais e adolescentes no tempo da internet, Caminho, Alfragide, 2018, pp.25-28.

Sem comentários:

Enviar um comentário