quarta-feira, 18 de julho de 2018

COSMOS


52 Insights: O facto de termos aparecido e de a Terra ter sobrevivido tanto tempo de forma tão perfeita é estranho, mesmo assim. A sua teoria do multiverso é compatível com esta realidade? 

Michio Kaku: Sim, resolve o problema do ajuste fino. Parece que o Universo sabia que íamos aparecer. Todas as forças do Universo se ajustaram com precisão, para tornar possível a vida na Terra. Se a força nuclear fosse mais forte, o Sol teria morrido há milhares de milhões de anos. Se fosse mais fraca, nunca teria entrado em combustão. De facto, a força nuclear é a suficiente para produzir a luz solar, o que é extremamente raro. Pode examinar a lista toda e encontra muitas coincidências assim. Portanto, ou Deus existe ou beneficiámos de uma conjugação de dados incrivelmente feliz.

entrevista realizada com Michio Kaku, Físico norte-americano, Professor de Física Teórica no City College, em Nova Iorque, pela revista 52 Insights (09-04-2018), e traduzida e publicada pelo Courrier Internacional, nº269, Julho de 2018, pp.64-65. O autor tem publicado inúmeros livros, traduzidos para português, e que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário